Páginas

sexta-feira, setembro 17, 2010

4ª Semana da Acessibilidade vai movimentar Aracaju



Diferentes atividades serão promovidas de 21 a 24 de setembro

O dia 21 de setembro é dedicado nacionalmente à Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Em Aracaju, uma semana inteira de atividades vai marcar a comemoração. A 4ª Semana da Acessibilidade será realizada pelo Conselho Municipal da classe com o patrocínio do Instituto GBarbosa, de 21 a 24. A programação completa foi lançada na manhã desta sexta-feira com a presença de diversas entidades, instituições e empresas privadas que estão abraçando a causa.

Em um café da manhã no hotel Quality o evento foi detalhado aos presentes, de forma a convidar o maior número de pessoas a se engajarem na discussão. “Estamos apresentando mais uma vez a Semana esperando e buscando um número cada vez maior de participantes que se interessem em defender os direitos que todos temos de ir e vir. O nosso maior objetivo é trazer para a prática tudo o que estamos discutindo ao longo desses quatro anos”, explica a presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Maria Gorette Medeiros.

Serão quatro dias de diferentes atividades, que defenderão o tema da inclusão na sociedade, no ensino e no trabalho. Desde uma premiação em homenagem aquelas personalidades que fizeram a diferença, até atividades esportivas adaptadas. Haverá também temas de grande relevância como uma palestra sobre cotas no mercado de trabalho, que será proferida por representante do Ministério Público do Trabalho e apresentação de cases de diversas empresas que já atuam na inserção de PcD.

A presidente do Instituto GBarbosa, Nadja Mattos, destacou a necessidade da conscientização de todos os segmentos da sociedade na causa. “Nós entendemos que lidar com a inclusão é uma questão sistêmica. Não podemos criar um projeto sustentável de inclusão pensando apenas em termo de lei, é preciso contar com a participação da família, da escola, das empresas para conseguirmos evoluir. Durante essa semana, estaremos discutindo juntos tudo o que está sendo feito no Estado, os desafios e necessidades para avançarmos muito mais”, destacou.

Pela primeira vez fazendo parte da programação, a representante da Associação da Mulher Unimed de Sergipe (Amuse) ressaltou a relevância da participação no evento. “É de extrema importância para as Pessoas com Deficiência saberem o que está sendo feito em prol deles, além de permitir uma interação entre todas as categorias de PcD”, observa.

Já o estudante de jornalismo Renato D’Ávila, que tem baixa visão e está presente em todas as edições da Semana, acredita que a programação serve para mostrar a sociedade tudo o que existe contra e a favor das pessoas com alguma deficiência. “Nós estamos presentes nas instituições, seja de ensino, seja do mercado de trabalho e temos os nossos direitos. É preciso mais divulgação desse evento e mais interesse dos deficientes em participar das ações e das entidades”, acredita o estudante.

A 4ª Semana da Acessibilidade conta também com o apoio do Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência, Sesc, Poder judiciário, Faculdade Pio Décimo, Sociedade Semear, Funcaju, Semasc e Sesi.




Att,
Camila

Flash Comunicação
redacao@flashcomunicacao.net
(79) 3211-2025 /8835-3528
Twitter: @flashcomunic

Nenhum comentário:

VOCÊ NO MAPA