Páginas

quarta-feira, junho 30, 2010

Laércio diz que Socorro já é sua prioridade

Empresário agradece apoio de Fábio Henrique à sua candidatura e assegura compromisso com o Município
Laércio: política é sinônimo de prestação de serviço, unidade e grupo
Do Universo Político.com



O suplente de deputado federal e empresário Laércio Oliveira (PR) agradeceu na manhã de hoje, dia 30, o apoio, já declarado, do prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Fábio Henrique (PDT) a sua candidatura a uma vaga na Câmara Federal e afirmou que o Município já conta com seu trabalho. "Nossa Senhora do Socorro já tem sido nossa prioridade. Como empresário tenho contribuído para setor empregatício, e Fábio notou isso. E, com certeza, pretendemos aumentar essa prestação de serviço à Socorro com emendas e projetos na Câmara Federal", prometeu Laércio, lembrando que como empresário, através da Multserv/ Multseg, ele tem cerca de 500 funcionários moradores de Socorro.



Laércio, que até o momento obteve apenas o apoio público de Fábio Henrique, enfatizou que defenderá os interesses do estado de Sergipe como um todo, atendendo outras prefeituras, mas sua prioridade será Socorro.



"Eu agradeço publicamente a Fábio Henrique, que é um homem de compromisso, uma prova de lealdade, que reconheceu o nosso trabalho já prestado em Socorro. O apoio dele é muito importante pra mim. Em minha opinião a política é sinônimo de prestação de serviço, unidade e grupo. E é nisso que eu tenho acredito e é isso que eu tenho seguido", disse.



Da redação, com informações do Liberdade Sem Censura

Juiz proíbe nomeação de Ulices Andrade para o TC. Veja a decisão

O Juiz da 12ª Vara Cível da Comarca de Aracaju, Marcos de Oliveira Pinto, determinou, em sentença liminar proferida nos autos do Processo (Ação Popular) nº 201011200631, nesta quarta-feira 30/06, ao Estado de Sergipe, quanto à Assembleia Legislativa, a imediata interrupç ão do processo de escolha do novo Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, como também, no caso da escolha já ter sido realizada, que o Poder Executivo não efetue a respectiva nomeação, bem como, caso a referida nomeação já tenha ocorrido, que o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe não proceda à posse de novo Conselheiro.

O magistrado, em sua decisão, entendeu que a escolha, nomeação e posse de um novo Conselheiro para o TCE-SE neste momento fere a Constituição Estadual em seus arts. 70 e 71, já que, com a aposentadoria do Conselheiro Antônio Manoel de Carvalho Dantas, "o citado Órgão voltou a ter 07 (sete) Conselheiros, saindo da anômala situação criada administrativamente pelo próprio Estado de Sergipe". "O caso é justamente este, a nomeação de um novo Conselheiro não se vincula ao afastamento de um outro que estava em atividade. Isto é uma falácia, já que a nomeação de um Conselheiro ocorre por vaga no próprio Tribunal de Contas, dentre as 07 (sete) existentes como número limite. O que vincula, portanto, é a existência de vaga", explicou o juiz na sentença liminar.

No mesmo sentido, o juiz destacou que os desdobramentos dos fatos noticiados, bem como os aspectos jurídicos deles decorrentes conduzem ao entendimento de que enquanto não se solucionar, com caráter de definitividade, a situação jurídica dos Conselheiros Flávio Conceição de Oliveira Neto e Clóvis Barbosa de Melo, não podem ser eles tidos como um só Conselheiro ou ocupantes de uma só vaga, mas como dois Conselheiros, integrantes dos quadros do Tribunal de Contas e, portanto, contabilizados para efeitos de verificação do atendimento, ou não, do número máximo de Conselheiros integrantes da referida Corte Administrativa.

O magistrado observou também na decisão liminar, que no que se refere à possibilidade de ofensa à legalidade e à moralidade administrativa, por inobservância ao mencionado limite legal de Conselheiros que podem compor a referida Corte de Contas, há de se registrar, até para que não se alegue desconhecimento, que a ofensa aos princípios constitucionais que norteiam a Administração Pública pode ensejar a configuração de ato de improbidade administrativa, a teor do disposto no "Caput" do artigo 11 da Lei nº 8.429/92 ? LGIA ? Lei de Improbidade Administrativa.

Ao final, o juiz fixou uma multa-mensal e pessoal no valor de R$ 20.000,00 (vinte mil reais) para os Chefes dos Poderes Legislativo e Executivo do Estado de Sergipe, bem como para o Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, em caso de descumprimento da decisão. A referida Ação Popular foi ingressada por Marcos Antônio Corrêa Lima, Rubens Marques de Souza, Ricardo dos Reis Tavares, Antônio José Almeida de Moraes, Gilson Avelino dos Santos, Gilson dos Santos, José Carlos Ferreira de Andrade e George Washington Oliveira da Silva.




NE NOTÍCIAS publica a seguir a decisão

segunda-feira, junho 28, 2010

FHC diz ter sérias dúvidas sobre vitória de Serra nas eleições



Redação Notícias do Sertão


PSDB já não acredita tanto na vitória

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) confidenciou a interlocutor de sua mais absoluta confiança recentemente que tem sérias dúvidas sobre a possibilidade de José Serra (PSDB-SP) vencer a eleição presidencial, informa a coluna de Mônica Bergamo, publicada na edição desta quarta-feira da Folha (a íntegra somente para assinantes do UOL e do jornal).

"E olha que estou tentando ajudar", disse o ex-presidente, atualmente em tour pelo exterior --com retorno previsto para o dia 2.

No início de junho, convocada por FHC, a cúpula do PSDB se reuniu em São Paulo para pregar uma correção de rumo da campanha de Serra à Presidência.

O risco de desgaste com a demora na definição da vice é alvo de apreensão do grupo. A falta de diálogo e recentes rompantes de Serra também estiveram em pauta. Todos cobram informações sobre a campanha.

Do Blog do Luis Nassif.

PSDC tenta coligação com Albano Franco



Pré-candidatos ao Governo do Estado, vice-governador e ao senado, aguardam presença de Albano na convenção desta segunda-feira, 28 para um possível acordo
28/06/2010 - 11:32

Pastor Arivaldo José ao lado de João Augusto de Adelson Alves

Foi aberta no final da manhã desta segunda-feira, 28, a Convenção do Partido Social Democrata Cristão (PSDC), no Centro de Interesse Comunitário (CIC). Os pré-candidatos chegaram com quase três horas de atraso [estava previsto para às 8h30 e começou às 11h], deixando simpatizantes e profissionais da imprensa impacientes. Sob o argumento de que o atraso teria sido por conta das conversas para o fechamento de acordos, o presidente estadual do PSDC, Adelson Alves afirmou que a convenção para a oficialização de candidaturas do partido acontece por todo o dia.

Os pré-candidatos ainda apostam numa coligação com o deputado federal Albano Franco (PSDB).

O pré-candidato ao Governo de Sergipe pelo PSDC, pastor
A mesa ficou vazia por quase três horas
Arivaldo José dos Santos, afirmou que a campanha será voltada para a valorização do ser humano. “Nós faremos a diferença nas eleições mostrando que a nossa chapa está pronta para mudar e transformar a sociedade. A nossa felicidade está na consciência de que o cidadão bem informado não se deixará levar por aqueles que se perpetuam no poder, achando que são donos de Sergipe”, alfineta o pastor Arivaldo José.

Indagado pela reportagem do Portal Infonet se a chapa formada pelo PSDC em Sergipe é ‘laranja’, pastor Arivaldo foi enfático. “Aqueles que se consideram donos de Sergipe e com o dinheiro do povo tem o costume de comprar eleições, desta feita encontraram homens honestos e sérios que não se vendem. Com isso acredito que já respondi que não somos laranjas”, destaca.

Albano Franco é aguardado na convenção do PSDC
Chapa

Na convenção, será oficializada a chapa em que aparece o nome do pastor Arivaldo José como pré-candidato ao Governo do Estado, Adelson Alves, como vice-governador e João Augusto Nascimento como senador. Os nomes para a disputada com vistas à Câmara Federal e à Assembléia Legislativa ainda serão discutidos nesta segunda-feira.

Os pré-candidatos estavam aguardando a chegada do deputado federal Albano Franco (PSDB) na tentativa de fechar acordo. Caso Albano concorde em sair candidato na coligação do PSDC, o partido terá dois candidatos ao Senado. Outros partidos poderão se coligar durante a convenção.

Por Aldaci de Souza

domingo, junho 27, 2010

Diógenes Brayner

Há um início de crise no relacionamento dos dois principais partidos da oposição no País. A indicação do senador tucano Álvaro Dias (PR), para compor a chapa majoritária do presidenciável José Serra, desencadeou uma série de reações do DEM, com ameaças até de rompimento com o PSDB. Através do seu Twitter, o vice-presidente do Democratas, deputado federal Ronaldo Caiado, foi quem fez a primeira ameaça de rompimento da aliança nacional em torno da candidatura de Serra. Foi duro: “com um aliado desse, o DEM não precisa de inimigo. Vou defender dentro da executiva o fim da aliança com o PSDB”, disse Caiado, com endosso de vários dos seus seguidores. Reclamou da falta de comunicação dos tucanos e disse que seu partido ficou sabendo de tudo pela imprensa. Ainda no Twitter, alfinetou: “Se na campanha nos tratam assim, imaginem se o PSDB ganhar a eleição?”. O DEM já havia avisado que só aceita abrir mão da indicação, se o vice da chapa for Aécio Neves.

Alguma razão está fazendo a oposição seguir um caminho que não parece o mais correto. E isso anima integrantes da organização de campanha da ex-ministra Dilma Rousseff (PT), como foi o caso do presidente petista, José Eduardo Dutra, que demonstrou contentamento com a turbulência que atinge o vôo tucano, esnobando que está em “céu de brigadeiro”. Sexta-feira, no final da tarde, o presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra, acompanhado do presidente nacional do DEM, Rodrigo Maia, aterrissou em seu jatinho no aeroporto de Aracaju. Seguiram direto para o apartamento do deputado federal tucano Albano Franco, para uma reunião que tentava solucionar problemas surgidos em Sergipe, com a desistência do PSDB em integrar a aliança com o DEM. Não tiveram muito tempo para conversas. Primeiro porque Guerra e Maia sequer tinham almoçado. O fizeram entre uma reunião tumultuada por telefonemas de todo o Brasil, querendo informações sobre a indicação de Álvaro Dias para vice de Serra.

Políticos, jornalistas, presidentes de partidos – entre eles, Roberto Jefferson, do PTB – entraram em contato com Guerra para tratar da formação da chapa do candidato José Serra, o que praticamente impediu um aprofundamento da conversa que deveria ser mais longa, em Aracaju. Em menos de duas horas a aeronave levantou vôo rumo a Brasília, para intensas reuniões, com o objetivo de retomar o entendimento e evitar que o incêndio se alastre. Por toda essa semana que está se iniciando, o assunto será tratado como prioritário, porque há irritação entre os democratas de maior quilate e influência para o êxito da candidatura de Serra como candidato a presidente.

Em Sergipe o cenário montado com a decisão de Albano Franco em lançar candidatura independente se mantém inalterado. Há apenas o posicionamento, mas nada ainda oficializado. E isso faz com que alguns candidatos do DEM ainda imaginem que essa crise seja resolvida, porque consideram bom para as duas candidaturas. Os dois partidos farão coligação quarta-feira, nas cinzas dos festejos juninos. Na data não cabem mais rojões, nem casamentos diante da fogueira. Ser ou não ser, será a questão, que pode ou não ser má ou boa para as duas candidaturas. O melhor é levar em consideração o desgaste do relacionamento entre lideranças e membros comuns dos dois partidos no Estado, o que levou a essa dificuldade de aliança, para a disputa de mandatos majoritários. Há previsão de que a estrutura de oposição pode mudar, porque há um novo grupo se formando e um partido deixando o campo que sempre atuou, mesmo com uma incômoda arritmia, que atingia até tom dos discursos.

Até quarta-feira pode perdurar esse clima de “sim” e “não”. Já na quinta-feira a decisão será tomada e cada um pode seguir o seu caminho, interrompido apenas uma vez – em 1998 – das eleições de 1982 para cá.
BASTIDORES

Nos bastidores da Política, circula informação de que a deputada Goretti Reis (DEM) deixaria de ser candidata à reeleição, para que o grupo votasse em Tânia Soares (PCdoB) a deputada estadual.

Com isso, o PCdoB em peso votaria em Fábio Reis (PMDB) a deputado federal.

DESCONHECE

A deputada Goretti Reis quando consultada sobre o assunto espantou-se: não estou sabendo nada sobre isso e minha candidatura é sólida. Não há conversa nesse sentido.

Acrescentou que nem ela nem o irmão, Jerônimo Reis (DEM), estavam sabendo disso.


ENCHE-SE
O presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, sentiu-se prestigiado com declarações de Dilma Rousseff a seu respeito, durante visita a Aracaju.

- Confio em Zé, disse Dilma e arrancou o sorriso de vaidade do petista.

MINISTÉRIO

Como era lógico, Dilma Rousseff recusou-se a fazer declarações sobre a indicação de Zé Eduardo – ou qualquer outro – para um Ministério.

Seria contar com o ovo dentro da galinha. Deixa ver se ela se elege...

DÁ AZAR...

Sobre a questão de não antecipar nada sobre Ministério, Dilma alfinetou: “é aquela história de sentar na cadeira do prefeito antes da hora. Isso dá azar”.

O gesto foi praticado por FHC em São Paulo, que perdeu a eleição para Jânio.

ALMEIDA

O senador Almeida Lima (PMDB) é candidato a deputado federal e já começou a trabalhar. Uma de suas exigências para isso era o apoio de Déda e Jackson.

Como ele retornou de Brasília com a decisão, é possível que tenha conseguido.

PREFEITOS

Se os 60 prefeitos que assinaram o documento sugerindo a candidatura de Almeida Lima à reeleição lhe derem 500 votos ele já sai bem.

São 30 mil votos de arrancada. Mas, não é fácil.

NEM TANTO

É bom que os candidatos a deputado federal pela aliança petista não imaginem que farão uma bancada de oito em Brasília.

É quase certo que a situação fará dois candidatos.

DESISTE

O deputado estadual Armando Batalha (PSB) desistiu de disputar a reeleição deste ano. Já comunicou a decisão ao partido.

O ex-vereador Sérgio Góes, ligado ao grupo de Amorim, também desistiu.

FALHA

Por uma falha da Direção do PT em Sergipe, o senador Valadares (PSB) não esteve na recepção a Dilma Rousseff e na convenção do PT, na quinta-feira. Sua ausência foi comentada.

Sexta-feira Déda conversou com Valadares e lamentou o erro.

TELEFONEMAS

Enquanto esteve no apartamento do deputado Albano Franco, os presidentes do PSDB, Sérgio Guerra, e do DEM, Rodrigo Maia, receberam telefonemas de todo o País.

Democratas não aceitavam o tucano Álvaro Dias para vice de Serra...

HELENO

Heleno Silva (PRB) participou neste sábado, pela manhã, da convenção do seu partido em Brasília. Foi o escolhido para falar em nome do Nordeste...

Candidato a deputado federal, Heleno mostrou os avanços na região.

NILSON

Nilson Lima (PPS), pré-candidato à vice na chapa liderada por João Alves Filho (DEM) percorreu os festejos juninos com candidatos das duas legendas.

João Alves Filho manteve-se ocupado para solucionar a questão do PSDB.

CURIOSO

Uma fonte do twitter aguça minha curiosidade: “e se eu disser que tem vereador do PT que apóia o DEM no interior, você me diz o quê?”

Ao tentar mais informação, a resposta: “procure saber entre suas fontes”.

RÁPIDO

A presença dos presidentes do PSDB, Sérgio Guerra, e do DEM, Rodrigo Maia, sexta-feira, em Aracaju, foi meteórica. Não durou duas horas...

Conversaram rápido com Albano Franco e retornaram a Brasília.

ALIANÇA

Trataram da aliança sobre DEM e PSDB no Estado, mas com as cabeças voltadas para uma crise que se instalava entre os dois partidos a nível nacional.

O DEM não se conformou com a indicação do tucano Álvaro Dia para vice de Serra.

MENDONÇA

O nome do deputado federal Mendonça Prado (DEM) tem sido citado por um grupo que usa o twitter, para ser o candidato ao Senado na composição com o PPS.

Começou quando Albano Franco (PSDB) disse que sairia sozinho.

sexta-feira, junho 25, 2010

Fábio Henrique e Zé Franco fecham apoio a Laércio Oliveira



Fábio Henrique e Zé Franco fecham apoio a Laércio Oliveira Laércio: com força em Socorro

Do Universo Político.com



Uma reunião que aconteceu, nesta sexta-feira, dia 25, em Nossa Senhora do Socorro, serviu para que fosse oficializado o apoio não apenas do prefeito Fabio Henrique (PDT) e do ex-prefeito José Franco Sobrinho, mas também de vereadores e de outras lideranças daquele município à candidatura do deputado federal suplente Laércio Oliveira (PR) à Câmara Federal. A ligação de Laércio com o município e os serviços prestados por ele ali pesaram nas decisões.



"Quando assumi o mandato na Câmara Federal, sempre estive próximo do município. E coincidiu com o tempo em que Fábio Henrique estava em campanha por lá. Andamos juntos. Socorro faz parte de mim. Tenho mais 600 funcionários que moram ali e me preocupa aquela comunidade. O prefeito Fábio Henrique e as demais lideranças querem um deputado em sintonia com Socorro. E já mostramos nossa preocupação também com isso. Sei que posse ser útil", disse Laércio Oliveira.



Laércio observou ainda que, hoje, o município conta com a atenção do deputado federal Eduardo Amorim (PSC), mas, com a candidatura de Amorim ao Senado Federal, os moradores de Socorro precisam preencher a lacuna. "Este gesto do prefeito Fábio Henrique, de Zé Franco e dos demais que estão optando pelo nosso projeto, aumenta a nossa responsabilidade. Há muitos políticos, mas eles escolheram um político jovem e com disposição para trabalhar por Socorro. Estou feliz, mas ciente da responsabilidade que está sendo me dada", disse Laércio Oliveira.

Da redação

quinta-feira, junho 24, 2010

Fabio Henrique vota em Laercio Oliveira


Importante aliado ao projeto politico do empresario Laércio Oliveiro, Fabio Henrique se soma a esse projeto dando uma nova dimensão. Fabio hoje é uma das principais lideranças politica do estado de Sergipe e governa o segundo colegio eleitoral do Estado
A informação foi passada por uma fonte muito ligado ao prefeito Fabio Henrique.

TRAQUES E BOMBAS

Diógenes Brayner

A cada quatro anos Sergipe tem um São João mais quente que os demais Estados do Nordeste. Aliás, é um período afeito ao fogo. Fogueiras, fogos, folguedos, forró e festa. Muita festa. Talvez seja a melhor tempo para um região que tem os maiores índices de desigualdades sociais. Atrelado a esse clima de cultura regional, tem-se uma outra atividade que, de alguma forma, esquenta o ambiente nestes períodos da mais singela forma de referenciar os santos do período (João e Pedro), que é as articulações para a formação de composições que disputarão as eleições do ano. E, coincidentemente, é exatamente na semana que os festejos têm os termômetros mais elevados, que também aumenta a temperatura das alianças em que um ou outro ressentimento cria obstáculos. É o caso agora do DEM e PSDB, que conversaram, conversaram, conversaram e conversaram, mas no final têm dificuldade de algum entendimento que mantenha os dois unidos para o pleito.

O ex-governador João Alves Filho (DEM), que é pré-candidato a governador nas eleições de outubro, não se aliou ao deputado federal Albano Franco (PSDB) e já consolidou a chapa com o PPS, tendo como vice-governador Nilson Lima e ao Senado o advogado Emanuel Cacho. Ficou a vaga para outro nome a senador, que pode ser utilizada pelo deputado petista. Aliás, era essa a chapa que tanto João quanto Albano, nos momentos em que conversavam, defendiam. As críticas feitas por segmentos dos dois partidos a um e a outro, foram as labaredas que esquentaram sentimentos e provocaram o afastamento. Albano já decidiu que vai disputar o mandato em chapa independente e conversa hoje com o presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), que antecipou a sua preocupação nesse sinal de racha, em razão do prejuízo que pode causar à candidatura de José Serra a presidente da República.

Quem não lembra da pendenga de 2006. Exatamente há quatro anos, quando o PSDB fincou pé para não se coligar com o DEM e apoiar a candidatura de João Alves Filho a governador. Albano lutou dentro do ninho tucano para que o acordo fosse feito, mas alguns deles se rebelaram e voaram para a então oposição, que à época tinha também Marcelo Déda candidato a governador. Foi uma imposição da Direção Nacional que Albano acatou e segurou, o que provocou uma debandada da legenda para a aliança petista, o que transformou o PSDB, um partido grande, em uma sigla menor e de pouca opção. E é assim, ao acenderem-se as primeiras fogueiras do São João, acendem-se também as chamas das divergências que, naturalmente, permeiam duas legendas que se amam e se odeiam, num inexplicável sentimento de rejeição.

Claro que não vai ficar assim. As Executivas Nacionais dos dois partidos – provavelmente o próprio José Serra – deve interferir para apagar este incêndio, mesmo que a presidente dos tucanos, vereadora Miriam Ribeiro, em pelo menos duas entrevistas, tenha declarado que a decisão é montar uma chapa independente, com Albano Franco ao Senado e candidatos proporcionais à Assembléia e Câmara. Hoje na conversa que terá com o deputado federal Albano Franco, o presidente tucano Sérgio Guerra vai, primeiramente, apelar para que haja o entendimento e é possível que insista nesta tecla, porque não pode desfazer de uma estrutura de palanque para o candidato a presidente da República que tem o apoio do DEM, PSDB e PPS, exatamente como a chapa pode ser montada. Albano diz que se houver pressão pode não ser candidato a nada, o que seria uma decisão absolutamente radical.

Provavelmente, até o dia 30, haja um abrandamento dessa situação e as conversações possam ser retomadas.

Mas sem ressentimentos e desconfiança, porque com magoas não há como fechar uma coligação que se sustente por muito tempo.

CONFIRMADA

A candidato do PT à presidente da República, Dilma Roussef, chega hoje a Aracaju às 15 horas e concede entrevista à imprensa no aeroporto.

Participa do Encontro do PT que indica candidatos da legenda. Não vai ao Forró Caju.

MIRIAM

A presidente regional do PSDB, vereadora Miriam Ribeiro, em entrevista ontem a Gilmar Carvalho confirmou que a composição com o DEM tornou-se impossível.

Por telefone a um amigo Albano se queixou: “ela deveria dizer que estava difícil”.

ÓTIMA

Miriam Ribeiro classificou a decisão do PSDB sair com chapa independente como “ótima” e revelou que o partido está muito animado.

“Um casamento não dá certo quando os dois não se entendem”, disse.

COM SÉRGIO

O deputado Albano Franco (PSDB) tem encontro hoje com o presidente do partido, Sérgio Guerra, em Recife. Comunica a decisão da chapa independente.

Há pressão de Guerra para a paz com o DEM...

COM JOÃO

Amanhã, Albano retorna e terá uma conversa com João Alves Filho, que vai anunciar a composição com o PPS e a formação da chapa majoritária.

Albano ficou de dar resposta definitiva, que continua sendo a de sair só...

MACHADO

Dentro do DEM a reação dos parlamentares é diferente. Todos eles acham que não se faz política dividindo e que devem vencer as barreiras.

José Carlos Machado defende novas conversas...

REFERENDOU

Durante reunião realizada na noite de terça-feira, membros do PPS referendaram a aliança com o ex-governador João Alves Filho e apoiaram a chapa.

Nilson Lima evitou falar: “vamos deixar João anunciar”, disse.

REAÇÃO

Ontem, entretanto, Nilson Lima se mostrou satisfeito com a composição e já começa a trabalhar junto ao eleitorado.

- A reação junto à população foi muito boa, disse.

GILTON

O presidente regional do PTB, Gilton Garcia, retornou de Brasília com autorização da Direção Nacional de aliar-se ao PT e votar em Dilma Rousseff a presidente.

Gilton será candidato a deputado federal na aliança petista.

BRÁULIO

Uma surpresa, o ortopedista Bráulio Costa é filiado ao PTB e pela primeira vez vai disputar o mandato de deputado federal.

Bráulio entra no jogo político sem receio de contusões.

TRAIÇÕES

Essa pode ser a eleição com maior índice de traição na disputa pelo Senado. Quem alerta é uma importante liderança política do interior, que foi orientada:

- vote em nosso candidato e dê o voto ao outro mais fraco...

JOÃO ALVES

O ex-governador João Alves Filho (DEM) está em Brasília e conversa sobre a coligação com o PPS e as dificuldades surgidas com o PSDB...

Quando retornar de Brasília deve anunciar oficialmente a composição com Nilson

IBOPE

Segundo informações de fontes ligadas ao governador Marcelo Déda (PT), ele teria em mãos uma nova pesquisa de Ibope, para consumo interno.

O resultado seria próximo ao que deu o Dataform...

FÁBIO

O prefeito de Socorro disse ontem que as decisões políticas de Sergipe têm que passar por seu município. É o que tem maior peso eleitoral depois de Aracaju.

Fábio vota em Laércio Oliveira (PR) para federal, mas conversou com Almeida Lima.

CONVERSAS

Depois da desistência de José Franco (PDT) em disputar a Câmara Federal, o PCdoB está conversando com outros nomes sobre apoio.

Quer uma dobradinha com Tânia Soares, candidata a estadual.

SÃO JOÃO

Ontem a noite foi quente. A capital e cidades do interior se transformaram em um imenso arraial, na festa maus autêntica do Nordeste: o São João.

A festa serviu para que os políticos também esquentassem a campanha.

Notas

Uma pesquisa da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), com 18 mil universitários do País, comprovou que eles usam mais drogas lícitas e ilícitas, como o álcool e a maconha, que a população em geral.

Os pesquisadores esperavam que existisse uma diferença entre os dois públicos, mas se surpreenderam com o tamanho do degrau.

0 x 0

Mais de 60% dos universitários entrevistados tinham consumido álcool nos últimos 30 dias (entre a população em geral o índice é de 38,3%) e 25,9% usaram drogas ilícitas (na população o índice é de 4,5%).

Foram entrevistados alunos de cem instituições particulares e públicas de ensino superior nas 26 capitais do País, mais o Distrito Federal.

0 x 0

No Comitê de Campanha do presidenciável José Serra, no edifício Joelma, o número 13 está sempre presente. “em todas as correspondências temos que escrever o CEP do endereço, que é 01313-000”, diz uma secretária do partido que pediu para não ser identificada.

O prédio sofreu um incêndio em 1974 e é considerado mal assombrado: 13 almas de corpos que não foram enterrados, são responsáveis pelos assombros.

0 x 0

Em Alagoas, até ontem, havia 29 mortos e 607 desaparecidos. O estado registra ainda 26.600 desabrigados e 47.800 desalojados. Há 17 cidades alagoanas em estado de emergência e outras 15 em situação de calamidade pública. O total de afetados pelas enchentes no estado chega a 177.282.

O presidente Lula visita hoje as cidades atingidas em Alagoas, depois de visitar a enchente que também acaba com Pernambuco.

0 x 0

O PSDB só vai anunciar o nome que concorrerá como vice na chapa de José Serra à Presidência na data limite estipulada pela lei eleitoral: 30 de junho. Embora os dirigentes do partido ainda não tenham definido sua escolha, já é dado como certo que o vice de Serra será um nordestino.

O deputado federal José Carlos Aleluia (DEM-BA) é o mais cotado...

0 x 0

A holding Máquina de Vendas, formada pela união das varejistas Insinuante e Ricardo Eletro, firmou um acordo de fusão com a rede de eletrodomésticos City Lar, da região centro-oeste, que também tem forte presença no norte e nordeste do país.

Ricardo Eletro e Insinuante praticamente domina o mercado no Norte/Nordeste, inclusive em Sergipe.

Twittando

De jsantana61 – “Encontramos a Fapitec quase inativa em 2007. Desde então já aplicou/captou mais de R$ 20 milhões em CT&I! Isso é antecipar o futuro”.

De jucaferreira – “O restante do Brasil não tem noção da exuberância que são as festas juninas no Nordeste. Viva o São João!”

De jhoneldon – “A burocracia adotata pelas tramitações públicas na cultura, é questão norteadora da conversa entre ponteiros e representante do MinC”.

De marcelotas – “Twitteiro é vagabundo? O governador da Paraíba diz que sim! Você concorda com ele?”

De millorfernandes – “O bom do oásis é a água. O bom do lago é a calma. O bom da vida é a vida”.

De EdivanildoSan – “Atenção! Amanhã (hoje) os bancos funcionam normalmente no interior. Feriado só em Aracaju. em Itabaiana o comercio fecha e os bancos abrem.

De regilaranjeiras – “Não me oponho sistematicamente a ninguém, porque toda ação sistemática é fruto de um radicalismo interior muito perigoso e louco...”

De thiagoaragao1 – Para Anderson Góis: “A luta continua. Parabéns pela sua postura e da sua lealdade aos seus compromissos. Sou um grande admirador da sua pessoa”.

De Hebert_Ferreira – “Assim que a campanha começar veremos quem tem mais méritos. Acho é que pouco tem mudado. Precisamos de novos quadros”.

brayner@faxaju.com.br http://twitter.com/braynerr

Tribunal de Contas adere a campanha voltada aos menores carentes

Os jovens carentes que residem na capital sergipana serão os maiores beneficiados pelo convênio firmado na manhã desta quarta-feira, 23, entre Tribunal de Contas do Estado (TCE) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA/AJU).

Numa iniciativa do conselheiro-presidente da Corte de Contas, Reinaldo Moura, o órgão aderiu à campanha ‘Invista seu Imposto de Renda em Cidadania’, promovida pelo Conselho como forma de captar recursos para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA).

“É importante um órgão como o TCE, que tem quase 800 servidores, firmar um convênio dessa natureza porque é uma oportunidade que temos de ajudar o Conselho a ajudar e proteger as crianças e adolescentes de Aracaju que mais precisam”, ressaltou Reinaldo Moura.

A campanha consiste em informar às pessoas sobre a possibilidade que elas têm de destinar 6% de seu imposto para o fundo municipal sem ter nenhum custo adicional. Os recursos então são revertidos para instituições não-governamentais que desenvolvem projetos sociais entre os jovens.

De acordo com a secretária municipal da Assistência Social de Aracaju, Rosária Rabelo, ao assinar o convênio, o TCE está reconhecendo que os jovens devem ser prioridade. “Esta ação vai fortalecer a rede de atendimento à criança e ao adolescente no nosso município, seja no combate ao trabalho infantil, no abuso à exploração sexual, seja na prevenção dessas situações de risco”, colocou a secretária.

Conforme o presidente do Conselho, Robson Anselmo Santos, os servidores que tiverem interesse em aderir deverão fazê-lo de forma espontânea. “A instituição está abraçando a idéia, mas a iniciativa é individual”, colocou Robson. Para garantir uma boa divulgação, nos próximos dias 1 e 2 de julho será montado uma estrutura na Sala da Cidadania do TCE, onde os interessados poderão esclarecer dúvidas e se cadastrarem.

Reinaldo Moura afirmou ainda que a ação vem para somar com o histórico recente de iniciativas solidárias realizadas no Tribunal de Contas. “Tivemos outros exemplos recentes como a adesão à campanha do Natal dos Correios, onde fomos o órgão que mais contribuiu com presentes”, comentou o conselheiro-presidente.

Governo de Sergipe presta assistência às vítimas da chuva em Alagoas

O Estado de Sergipe colocou-se à disposição dos governos de Pernambuco e Alagoas para prestar assistência às vítimas da chuva. Nos últimos dias, esses estados vêm passando por situação de calamidade após as fortes enxurradas que deixaram vários mortos e milhares de desabrigados.

Na última segunda-feira, 21, o governador Marcelo Déda telefonou para os governadores de Alagoas, Teotônio Vilena; e de Pernambuco, Eduardo Campos. O governador prestou solidariedade e colocou o Estado a postos para ajudar no que for necessário. “Disse-lhes que o Governo e o povo de Sergipe estão à disposição dos irmãos alagoanos e pernambucanos para ajudar no que estiver ao nosso alcance. O governador Teotônio Vilela relatou as dificuldades para localizar vários desaparecidos, bem como a precisão de equipes de mergulho”, contou Déda.

Diante do quadro mais grave em Alagoa, o governador imediatamente mobilizou a estrutura de governo. “Determinei que o Corpo de Bombeiros enviasse mergulhadores sergipanos com os nossos equipamentos para ajudar na localização. Determinei ainda que a nossa Defesa Civil também entrasse em contato com a sua congênere alagoana. Disse também ao governador Vilela que nosso helicóptero estaria à disposição”, sentenciou Déda.

Em cumprimento à determinação do governador Marcelo Déda e após contato com o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), o Governo de Sergipe enviou ao estado vizinho o aparato acordado. “São dez militares compondo duas equipes de mergulho; três cães farejadores e mais três militares adestradores; dois botes infláveis de salvamento, com motor, rebocados por duas caminhonetes; seis equipamentos de mergulho completos com mais nove cilindros extras e o compressor de ar para reabastecimento desses cilindros”, informou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), Nailson Santos.

O comandante ressalta que o efetivo enviado a Alagoas foi compatível com a característica do trabalho lá desempenhado. “As nossas equipes que se dirigiram para Alagoas são especializadas no resgate de vítimas em locais de difícil acesso, como escombros e áreas alagadas. É importante lembrar que mesmo com a ajuda, a nossa corporação não ficou desfalcada”, disse.

“Déda vai terminar primeiro mandato sem dever a ninguém”, afirma Gualberto.


Na avaliação do deputado estadual Francisco Gualberto (PT), líder da bancada governista na Assembleia Legislativa, o zelo com o dinheiro público é apontado como um dos aspectos mais fortes da gestão de Marcelo Déda. “É um governo que planeja e executa suas ações com os pés no chão. E não vai terminar o primeiro mandato devendo um centavo a qualquer empresário, como prevê a LRF”, disse.

O motivo do pronunciamento foi a insinuação feita por Venâncio Fonseca (PP), em relação à quantidade de dinheiro disponível no caixa do governo. Há uma semana, o secretário de Estado da Fazenda, João Andrade, informou que atualmente o Estado tem algo em torno de R$ 61,6 milhões em caixa, sendo que R$ 50 milhões são específicos para garantir o pagamento do 13º de salário dos servidores públicos este ano.

“Portanto, o deputado da oposição erra ao analisar as finanças do Estado, insinuando que nosso governo estaria quebrado”, afirma Gualberto. “João Andrade mostrou que já está reservado o dinheiro para pagamento do 13º salário dos servidores, pagamento de todas as obras contratadas, além do dinheiro para o custeio da Assembleia Legislativa”, disse o líder governista, ressaltando que existem mais de 350 obras concluídas ou em andamento em todo o Estado.

Francisco Gualberto lamenta o desejo da oposição em passar informações erradas à população. Diante disso, ele garante que o Estado não está quebrado em hipótese alguma. “O Estado tem no cofre recursos para suprir todas as necessidades dos Poderes, para as obras feitas com recursos próprios e também as conveniadas”, sustenta, lembrando que existe dinheiro garantido para honrar todos os acordos salariais feitos com os servidores, a exemplo das policias civil e militar; recursos para pagar integralmente o piso nacional dos professores e vários outros compromissos. “Além disso, o Estado tem ainda nos cofres mais R$ 11 milhões”.

terça-feira, junho 22, 2010

Socorro: idosa denúncia que está sendo ameaçada por um adolescente



Moradores denunciam a ação de um adolescente que estaria impondo toque de recolher em Nossa Senhora do Socorro
22/06/2010 - 13:05

Idosa de 60 anos clama por socorro (Fotos: Portal Infonet)
“Pelo amor de Deus, alguém precisa fazer alguma coisa, estou com medo de colocar o meu pé na rua e ter minha casa assaltada novamente, ou então ser morta por esse menino”,desabafava uma senhora de 60 anos.

A funcionária pública, Maria Soledade Lima, está desesperada com as ameaças que vem sofrendo. O caso foi registrado na rua 7 de setembro, localizada no conjunto Marcos Freire II, município de Nossa Senhora do Socorro.

De acordo com Maria Soledade, as ameaças foram feitas por um adolescente de 14 anos.“Tive minha casa assaltada por três vezes e na madrugada de segunda-feira, ele apedrejou todo o telhado da casa”, relatou a idosa, salientando que todos os moradores estão enfrentando o mesmo problema, mas o medo impede a denúncia.

Segundo a idosa o adolescente intimida os moradores, determinando toque de recolher. "Temos que ficar dentro de casa a partir das 17 horas, porque se não ele pode fazer alguma coisa contra a gente. Alguém precisa fazer alguma coisa pelo amor de Deus”, clama.

Saúde

Idosa diz que moradores recebem toque de recolher
A idosa relatou que tem sérios problemas de saúde e que após as ameaças o estado de saúde se agravou.“Toda vez que tenho um choque desses, minha pressão vai lá para cima. Várias vezes o Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência] teve que vir aqui me pegar para levar para o hospital. Vou para o hospital toda entubada”, relata.

O filho da idosa, Rodrigues Santos, conta que o adolescente ameaça não só a sua mãe, como qualquer morador.“Não adianta a gente falar nada, pois ele ameaça e manda alguém nos pegar. Tenho medo de voltar para casa após o trabalho e ser surpreendido”, desabafa.

Rodrigues ainda ressaltou que por três vezes foram até a delegacia registrar as ocorrências. “Tivemos na delegacia do Fernando Collor, mas é coisa que não adianta muito, pois ele é de menor e ainda é protegido pela mãe”,observa.

Bastante abalado, Rodrigues diz que na tarde da última segunda-feira,21, foi surpreendido com a chegada de uma oficial de justiça. “Recebemos uma intimação para compareceu no dia 6 ao Fernando, pois eles deram parte da gente, como se nós é que fossemos os bandidos”, relatou.

PM

Segundo o assessor de comunicação da Polícia Militar, capitão Donato,a polícia irá tomar medidas cabíveis e possíveis em relação a essa situação.“O coronel tomou conhecimento hoje [22] pela manhã dos fatos, e será apurado se esse jovem vem realmente praticando esse toque de recolher, se vem causando qualquer outro tipo de delito, caso isso seja constatado a polícia irá localizar esse jovem e conduzi-lo até a delegacia de menores para que ele possa responder por esses atos infracionários”, declara o capitão.

Por Alcione Martins e Kátia Susanna


comentarios:

E um absurdo que isto aconteça nos tempos de hoje, será que a policia ou a secretaria de segurança, não esta vendo isto são pessoas indefesas e a lei que protege os idosos. O que esta senhora esta sofrendo e um horror esta refém do medo por causa de um vagabudo de quinta. Gostaria que a mesma mobilização que existe do povo como um todo pela COPA existisse pela segurança pela dignidade humana.
maria divani dos santos, 22/06/2010 às 17:18
.............................................................................

até quando vamos vivenciar essas situações.
tatiane, 22/06/2010 às 15:53
.............................................................................

A mãe dele está esperando que aconteça o mesmo que ocorreu co aquele adolescente no interior. Um idoso, cirou coragem e foi quem livrou o mundo deo monstrinho! É até feio dizer e a gente que é mãe , até sente-se mal de pensar assim, mas se uma coisa dessas com 14 anos já faz isso, com 20, ai de nós!
Rosana, 22/06/2010 às 15:38
.............................................................................

Não adianta. Se esse menor tivesse família de verdade não estaria fazendo isso com essas pessoas. Essa senhora depois de muito tempo tem que ficar presa dentro de casa ao menos colocar uma cadeira e ficar a vontade na porta de casa. Esse garoto tem que pagar pelos atos que comete. Oh, em nome dessas pessoas que por ele se sente ameaçadas pelo amor de Deus façam alguma coisa. Agora te pergunto e se fosse alguém de tua família? Vamos ter consciência e fazer algo por essas pessoas. Obrigado.
Rafael Alves, 22/06/2010 às 15:22
.............................................................................

o que as autoridades estão esperando, que aconteça o mesmo que acinteceu com o comerciante da rua Simão Dias, vai esperar alguém morrer para tomar providências?
Donatela, 22/06/2010 às 14:17
.............................................................................

fico triste com isso uma idosa sofrendo
vivi, 22/06/2010 às 14:16
.............................................................................

Espero sinceramente que os fatos sejam apurados e nao terminem como sempre nesse país, em nada ou em pizza.
Ivi, 22/06/2010 às 13:54
.............................................................................

Só faltava esta agora um moleque aterrorizando uma comunidade, se tivesse tomado um cacete já tava tudo resolvido.
justiceiro, 22/06/2010 às 13:37
.............................................................................

Espero que a policia não demore a tomar esta atitude, e investigar também a mãe para que ela possa ser verdadeira mãe e não dá apoio aos erros do filho.
JOSÉ CLAUDIONOR OLIVEIRA, 22/06/2010 às 13:35
.............

sexta-feira, junho 18, 2010

ALMEIDA PARA FEDERAL

Publicado em: 18/06/2010 00:01:

Diógenes Brayner

Resta apenas uma rápida conversa para que o senador Almeida Lima (PMDB) confirme sua candidatura à Câmara Federal. Pode-se dizer que não há mais como protelar. Percebam a coincidência: a intervenção que o PT fez no Maranhão foi para fortalecer a candidatura do PMDB. Em Santa Catarina ocorre o inverso: pela primeira vez a Direção Nacional intervém em um diretório regional, mas para proteger o PT. Os dois partidos passaram a ser irmãos siameses e não pretendem se separar jamais. Com esse exemplo, a disposição do senador Almeida Lima em disputar a reeleição, através da participação da Executiva Nacional, não dará em nada. E tanto é assim que na quarta-feira a conversa com o senador Renan Calheiros e Moreira Franco caminhou rumo à Câmara como forma de se chegar a um entendimento entre a pretensão de Almeida e o ponto de vista de Jackson, de forma que não prejudicasse o partido.

Ontem o governador Marcelo Déda entrou na área. Solícito, conversou com o senador Almeida Lima e com o deputado federal Jackson Barreto. Déda praticamente o envolveu. Mostrou a importância dele na chapa proporcional e sua continuidade em Brasília, claro, se conseguir êxito nas eleições de outubro, dependência que também caberia na tentativa à reeleição. Déda relembrou que ele na coligação seria um reencontro de toda uma geração que lutou para chegar a esse momento de agora. E – sem vaidade – deixou Almeida Lima no ar. Com mais um sopro teria batido o martelo. Domingo próximo, antes do jogo do Brasil com Costa do Marfim, o senador e o governador terão uma nova conversa. Quem sabe para brindar a confirmação de sua candidatura a deputado federal? Ao sair do encontro com Marcelo Déda, Jackson e Almeida marcaram uma outro encontro para hoje e deve tratar dessa nova etapa para disputar o mandato proposto pelo primo.

Com isso, é possível que se passe uma borracha nesses 13 anos em que os dois estiveram distantes, exatamente por divergências políticas e posições adotadas que não satisfizeram a um e a outro.

O deputado federal Jackson Barreto está animado. Acha que a coisa vem se resolvendo de forma satisfatória. Admite que o senador Almeida Lima não tenha dificuldade em eleger-se. Pode ser verdade. Um cálculo rápido mostra que, se os 60 prefeitos que assinaram o documento pedindo a sua reeleição garantirem a ele 500 votos apenas, somará 30 mil votos de chegada. Somando com o eleitorado que tem em Aracaju, cidade que foi prefeito, não será difícil chegar a um percentual que possa mantê-lo em Brasília, apenas mudando de plenário. Como a convenção da legenda já acontece na segunda-feira próxima, quando serão homologados os candidatos majoritário e proporcional, não há mais tempo para controvérsias. Agora, o que resta ao senador é cair em campo e iniciar sua campanha ao seu estilo, com a promessa de que terá ajuda do partido e integrará uma coligação forte que deverá fazer seis deputados federais.

Um profissional de marketing telefona-me e diz que a entrada de Almeida Lima embola um pouco e pode fazer sobrar algum nome da situação. Em compensação, admite que a coligação liderada pelo PT fará sete deputados. Não parece ser assim. A oposição com toda segurança elegerá dois nomes à Câmara Federal. Em razão disso, ainda há tempo de algum candidato da situação em dúvida, preferir disputar vaga na Assembléia Legislativa. Ontem à noite o senador Almeida Lima não atendeu e nem retornou ligação telefônica, como costumeiramente faz. Certamente Estava reunido com o seu grupo e, provavelmente, discutindo estratégias e colocando o barco adiante, para essa nova proposta que contraria a sua vontade, mas não prejudica o seu projeto político, que de alguma forma passa por disputar a Prefeitura de Aracaju em 2012. O senador pode desmentir alguma informação. Só o fará se desistir de candidatar-se a qualquer mandato.

ALMEIDA

O governador Marcelo Déda (PT) conversou ontem com o senador Almeida Lima e com o deputado federal Jackson Barreto (PMDB). Almeida gostou do que ouviu...

Déda mostrou importância de Almeida na chapa proporcional.

EXCEÇÃO

Déda marcou um novo encontro com Almeida Lima para domingo pela manhã. Disse que se o senador disputar a Câmara, fará um reencontro de gerações.

Hoje Almeida terá uma nova conversa com Jackson. Pode decidir...

GOSTOU

Almeida Lima gostou muito do que ouviu do governador e até agradeceu. Ele será sempre um senador que disputa o mandato de deputado federal.

A convenção do PMDB será 2ª feira e Jackson está animado com o desfecho final.

GRIPE

O governador Marcelo Déda permaneceu ontem em casa. Continua com inflamação na garganta em razão de gripe contraída em São Paulo.

Hoje Déda deve sair. Dá posse a Belivaldo Chagas na Educação...

GILTON

O presidente do PTB, Gilton Garcia, viaja hoje a São Paulo para convenção do seu partido, que apóia José Serra. Gilton quer votar em Dilma Rousseff.

Também pretende disputar vaga na Câmara Federal, na aliança com Déda.

MACHADO

O deputado federal José Carlos Machado (DEM) reconhece que nenhum partido integra uma coligação sem exigir participação na chapa majoritária.

Para vice de João, Machado acha que a tendência é Nilson Lima (PPS).

MARANHÃO

No Maranhão o PCdoB vai tentar formar uma frente ampla de partidos contra a candidatura de Roseane Sarney à reeleição.

O PCdoB defende o avanço. O PT impõe o atraso...

POR POUCO

Por pouco Franklin Reis – do Grupo Maratá – não foi primeiro suplente de Albano Franco (PSDB), que disputa o Senado.

Houve o dedo do pai, que impediu. Franklin tem hoje uma fábrica de sabão...

CONVERSA

Membros do PCdoB conversaram com o deputado federal Valadares Filho e o senador Valadares (PSB). Aconteceu quarta-feira durante almoço...

Assunto: dobradinha entre Valadares Filho e Tânia Soares (PCdoB). Quase certo...

ANUNCIA

Segunda-feira o PCdoB anuncia a coligação que fará oficialmente para proporcionais. Há possibilidade de fechar com outros deputados.

O objetivo é eleger Tânia Soares para estadual.

AVISO

O presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, confirmou a presença de Dilma Rousseff, dia 24 no Forro Caju. Edvaldo Nogueira prepara a recepção...

Dilma vem disposta a dançar forró. Vai também para Campina (PB) e Caruaru (PE).

VERDE

O secretário de Articulação Política, Chico Buchinho (PT) ligou para Antônio Leite (PV) perguntando se o partido toparia uma conversa para composição.

Conversar não teria problema. Mas Composição é não. O PV terá chapa completa.

CRISTÃOS

O bloco cristão fará convenção dia 30. Está marcado e definido. Vai homologar candidatos majoritário e proporcional, e a aliança com o PT.

Os partidos que integram o bloco definem as coligações... no máximo quatro.

TUCANOS

O deputado estadual Luiz Mittidieri (PSDB) tem incentivado a vereadora Miriam Ribeiro a sair candidata a deputado estadual. Ela ainda recusa.

Mittidieri que os tucanos lancem chapa proporcional sozinhos...

ENTRAVE

É possível que essa posição de Mittidieri aumente as conversações para a coligação com o DEM, que pretende uma chapa majoritária única.

Albano Franco chega sábado a Aracaju e vai tratar do assunto...

Notas

O PSC fez sua convenção segunda-feira para sacramentar a aliança com José Serra. Como previsto, a aliança foi sacramentada. Em tese, depois disso, a decisão se tornaria irreversível. Mas não é. Para poder continuar negociando as alianças país afora, a subscrição das atas pelos caciques ficou marcada para o dia 30.

Quem apóia Dilma vê uma brecha para mudar de lado...

0 x 0

Roberto Jefferson fez nos últimos dias um levantamento com diretórios do PTB em vários estados e assegura que não há qualquer chance de o partido voltar atrás na aliança com José Serra. A convenção que sacramentará o acordo será amanhã e sábado. No primeiro dia, haverá apenas as formalidades partidárias. A festa será no segundo dia.

O Diretório de Sergipe apóia Dilma Rousseff...

0 x 0

Tribunal Superior Eleitoral (TSE) votou na noite desta quinta-feira pela validade da lei do Ficha Limpa para políticos condenados antes de sua promulgação. Ela impede, dentre outros dispositivos, a candidatura de políticos condenados por um colegiado da Justiça (mais de um juiz).

Fica inelegível o político condenado por crimes eleitorais, lavagem e ocultação de bens, improbidade administrativa, entre outros.

0 x 0

O plenário do Senado Federal aprovou. Ontem, um reajuste salarial para mais de 32 mil servidores federais. O texto segue agora para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O projeto tem origem no Executivo e vai beneficiar 12.032 servidores ativos, 9.318 aposentados e outros 11.413 pensionistas.

No texto final há apenas os valores dos novos salários, sem ser possível verificar os percentuais de aumento para as carreiras.

0 x 0

O deputado federal Albano Franco (PSDB) desembarca hoje em Recife e segue para Maceió, onde participa, no sábado pela manhã, da missa de 7º Dia da sogra de sua filha. Só no final da tarde ele desembarca em Sergipe e reinicia os contatos políticos, suspensos desde quarta-feira.

Albano esteve em Lisboa e Paris, representando a Câmara Federal.

Twittando

De regilaranjeiras – “Penso que o vice de João deve ser mesmo Nilson Lima do PPS e Emanuel Cacho disputará o senado”.

De ildamello – “Defensoria Pública aciona Hapvida na Justiça - Essa empresa abusa, viu... Vejo milhares de ações contra ela todos os dias no fórum”.

De analuciavieira – “Através de minha mediação, professores de Siriri acabam de fechar negociação por piso de R$ 1.024,67”.

De mc_jornalista – “Vampeta falou que Kaká passou a ter dor de púbis depois que deixou de ser virgem. Depois disso, nunca mais foi o mesmo homem... em campo”.

Do RelatorioReservado – “Os Ermírio de Moraes vão entrar com tudo no mercado imobiliário. Afinal, têm um nome a zelar”.

Do portalimprensa – “Brasileiros confiam mais em jornalistas que outras populações, aponta pesquisa”.

De Torres_Neopolis – “Acredito que incorre em infidelidade partidária o político que volta em candidatos de outros partidos ou coligações”.

De marcelotas – “Ok, a Argentina tá batendo um bolão. Só que, durante o jogo, juro que no lugar do técnico deles eu vi a Marlene Mattos!”

Do valadarespsb – “Estou preparando junto às lideranças um calendário especial para uma tramitação mais rápida da PEC dos jornalistas”.

brayner@faxaju.com.br http://twitter.com/braynerr

CAPELA: SILVANY SUKITA ASSUME A CODEVASF

A primeira-dama de Capela, Silvany Sukita (PSB), irá assumir na próxima semana a Superintendência da Companhia de Desenvolvimento do Vale e Baixo do São Francisco (Codevasf), em Sergipe.

Licenciada do cargo de secretária municipal de Saúde quando colocou seu nome à disposição do partido para uma disputa à Assembleia Legislativa, Silvany já ocupou as secretarias de Finanças, Assistência Social e Educação nos dois governos do prefeito Manoel Messias Sukita Santos (PSB).

“Essa decisão foi um consenso do nosso agrupamento político e a partir de agora buscarei usar minha experiência no serviço público para dar uma maior dinâmica à atuação da Codevasf em Sergipe”, frisou a futura superintendente.

O Boticário homenageia os homens em nova campanha da AlmapBBDO

















A marca lança Styletto Silver exclusivamente para o Dia do Homem (15/07). A novidade será comunicada com jingle, anúncio e vinheta, com estreia em 20/06
Para comemorar o Dia do Homem (15 de julho), o Boticário lança Styletto Silver, edição limitada do clássico Styletto – primeira e mais consagrada fragrância masculina da marca, que completa 25 anos. Para divulgar a novidade que promete agradar a ala masculina e que já está nas lojas do Boticário, a AlmapBBDO criou campanha que traduz a sofisticação e a modernidade da fragrância para TV, páginas das principais revistas do País e rádio.
A vinheta vai ao ar em 20 de junho, durante o intervalo do Fantástico (Rede Globo) e na MTV. Tanto na TV quanto nos anúncios impressos – que já estão nas principais revistas masculinas, de celebridade, jovens e femininas –, o produto é revelado a partir de uma chapa metálica que parece ter sido moldada pela embalagem do Styletto Silver, refletindo o refinamento e a força da nova fragrância, convidando os leitores a comemorar o Dia do Homem em grande estilo.
O jingle será veiculado nas praças regionais de atuação da marca e apresentará Styletto Silver como o resultado de sofisticação e modernidade, além de chamar a atenção do consumidor para a novidade como opção de presente ideal para o Dia do Homem. A data foi criada há 10 anos pelo ex-presidente russo Mikhail Gorbachev e apoiado pela Organização das Nações Unidas em Viena. Não há uma data específica, variando a comemoração de país para país.

Fragrância
Equilíbrio entre o clássico e o contemporâneo, Styletto Silver é uma fragrância extremamente masculina, moderna e elegante. Criada pelos perfumistas Ralf Schwieger e Oliver Paget, combina os nuances frutais da bergamota e pera com um toque de pimenta, que confere sensualidade. O corpo amadeirado é harmonizado com o fundo âmbar e musk. O frasco tem as cores prata e preto, transmitindo modernidade e masculinidade, e a embalagem tem formato especial, própria para presentear, o que torna ainda mais atrativo o produto.

quarta-feira, junho 09, 2010

Cadáver de uma adolescente é encontrado em estado de putrefação em Canindé



Publicado em 03/06/2010 por genilsonsantos

Foto: Genilson Santos

Foi encontrado por populares na tarde desta terça-feira (01/06) em Canindé, o cadáver de uma adolescente de aproximadamente 16 anos. Segundo o delegado Cledson Ferreira a adolescente era procedente do município de Piranhas/AL, e já vinha sendo procurada desde o ultimo sábado, dia em que foi vista pela ultima vez.

O cadáver foi removido na tarde da quarta-feira (02/06) já em estado de decomposição. Por se encontrar em um lugar de difícil acesso, ouve uma demora na remoção, sendo preciso o trabalho do corpo de bombeiros de Itabaiana.

O delegado revelou que já sabe quem é o suposto autor do crime e em breve irá remeter a justiça para que o juiz determine a apreensão do mesmo.

Por: Genilson Santos

Grupo dos irmãos Amorim fecha apoio ao projeto de reeleição de Déda




Eduardo: "Houve discussões, mas, ao final, convergimos para um pensamento só: o crescimento do grupo"



Grupo dos irmãos Amorim fecha apoio ao projeto de reeleição de Déda Com decisão do PSC, chapa poderá ser anunciada na sexta
Com decisão do PSC, chapa poderá ser anunciada na sexta

*Atualizada às 22h12

Por Raissa Cruz e Joedson Telles



Há cerca de quinze minutos, da noite desta terça-feira, dia 8, encerrou-se a reunião entre os irmãos Edvan Amorim, presidente estadual do PR, e o deputado federal Eduardo Amorim, presidente estadual do PSC, e os demais representantes dos partidos que constituem o grupo PSC-PR-PRB-PTdoB-PSL-PTC-PTN. Todos por unanimidade aprovaram a aliança com o bloco que busca a reeleição do governador Marcelo Déda (PT).



"Sem dúvida, esse grupo mostrou a unidade, a união, a determinação, o pensamento comum. É verdade que houve muitas discussões, opiniões, mas, ao final, convergimos para um pensamento só: o crescimento do grupo e o apoio a candidatura à reeleição do governador Marcelo Déda. Escolhemos um caminho natural", comentou o deputado Eduardo Amorim após a reunião.



Na manhã desta terça-feira, Eduardo e Edvan Amorim estiveram reunidos com o governador para acertar os últimos detalhes sobre a aliança e, consequentemente, a chapa, que terá como um dos candidatos a senador Eduardo Amorim. Segundo Eduardo, nem ele, nem Edvan ou outro membro do bloco fez qualquer exigência ao governador em troca do apoio.



"Não fizemos exigência alguma. Não exigimos cargos. Continuamos sem exigir. Entendemos que o governo que aí está não ajudamos a eleger. Mas ajudando a reelegê-lo, é natural que o bloco seja convidado a participar", disse Eduardo. "Lógico que vamos exigir, na hora que estiver em bloco, com vários outros partidos, situação igual para todos os pré-candidatos".



Indagado se durante a reunião com o governador Marcelo Déda o assunto Almeida Lima (PMDB), e o seu desejo de também fazer parte da chapa majoritária, foi abordado como tema de preocupação, o deputado federal Eduardo Amorim garantiu que o assunto não esteve em pauta.



"Não. Confesso que não estamos preocupados porque essa é uma questão do PMDB. Portanto, tem que ser resolvida pelo PMDB. Procuramos resolver e dialogar e refletir sobre as questões dos partidos que comungam deste mesmo pensamento. Em relação a outros partidos, não podemos opinar.



Sobre o que mais pesou na escolha do grupo (entre fazer aliança com João Alves ou Marcelo Déda), Eduardo Amorim explicou que marchar com o governador sempre foi o caminho natural. "Procuramos construir um diálogo com o governador, por várias vezes, e agora cominamos com essa decisão", explicou, assegurando que o grupo não pensou em facilidade de eleição, mas em aliar-se a quem tem um pensamento mais parecido neste momento.



A reunião de hoje à noite com os partidos do grupo, que iniciou por volta das 18horas e foi encerrada poucos minutos após as 21horas, serviu como uma confirmação do grupo sobre a decisão que já estava sendo discutida internamente e estimada pela maioria. "Foram mais de três horas de discussões extremamente positivas, vantajosas. Cada um, realmente, pôde opinar como se faz na democracia", disse.



O governador Marcelo Déda, por sua vez, postou em seu Twitter que o jantar foi mais cedo, às 22h, e que recebeu um telefonema do empresário Edvan Amorim comunicando o apoio unânime do PSC ao seu projeto. "Aos amigos do PSC, meus agradecimento pela confiança em nosso projeto. Um abraço especial ao deputado Eduardo Amorim, presidente do partido", postou o governador.



Da redação Universo Político.com

sexta-feira, junho 04, 2010

AUDITOR DIZ QUE NÃO HÁ VAGA NO TRIBUNAL

faxaju

Matéria publicada em: 02/06/2010 22:28:09
O membro do Conselho Diretivo do Sindicato dos Auditores Tributários do Estado de Sergipe (Sindat), Marcos Corrêa Lima, admitiu – “numa visão preliminar” – que não existe nenhuma vaga para conselheiro do Tribunal de Contas do Estado.

Marcos é um dos auditores técnicos de tributos II que entraram com ação judicial para anular a nomeação do engenheiro Flávio Conceição como conselheiro do Tribunal de Contas.

Segundo Marcos Lima, o setor jurídico do Sindat está examinando a questão, com a profundidade que o caso requer. Na terça-feira (03), o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, Reinaldo Moura, comunicou à Assembléia Legislativa a aposentadoria do conselheiro Antonio Manoel de Carvalho Dantas.

Marcos diz que a questão agora é “se existe ou não vaga aberta para a nomeação de um novo conselheiro para o TCE”.

O auditor relaciona três razões que fortalece o seu ponto de vista:

1 - Atualmente está o TCE com sete conselheiros, como manda o art. 75, § único da Constituição Federal e o art. 70 da Constituição de Sergipe;

2 - Estão sub-judice as nomeações dos conselheiros, Flávio Conceição (processo nº 200911201706 movido pelos dirigentes do Sindat) e de Clóvis Barbosa;

3 - Somente existirá vaga, então, quando for resolvida pelo menos uma destas lides jurídicas, sequenciada pela publicação de edital para instalação do processo para a implementação de ato administrativo complexo de nomeação de novo conselheiro.

Para Marcos Lima, numa visão ideológica e doutrinária, a sociedade deve pressionar os políticos para que seja proposta e votada uma emenda constitucional, definindo concurso público para os tribunais de contas, porque o poder dos conselheiros é vinculado às leis, para fiscalizar as contas dos institutos e administradores públicos e não deve ser um instrumento político.

quinta-feira, junho 03, 2010

MPF/SE processa ex-secretário de Saúde de Poço Redondo

O ex-secretário de Saúde do município de Poço Redondo, Enock Luiz Ribeiro, está sendo processado civil e criminalmente pelo Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE). Durante o período em que esteve à frente da pasta, ele incluiu uma enfermeira do Programa de Saúde da Família (PSF) do Estado do Pará na folha de pagamento do mesmo programa em Poço Redondo.

A irregularidade foi descoberta e denunciada pela própria enfermeira, ao saber que seu nome constava na lista de funcionários do PSF de outro Estado. Ela procurou a Polícia Federal no Pará e levou documentos provando que, durante os três meses em que esteve na folha de pagamento do PSF de Poço Redondo, na verdade, ela estava trabalhando e recebendo seu salário pelo Programa na cidade de Brejo Grande do Araguaia.

O procurador da República Silvio Amorim Júnior, que assina as ações, ressalta que nesses três meses, o Ministério da Saúde chegou a repassar a verba relativa ao salário da enfermeira à prefeitura de Poço Redondo, totalizando um montante de quase R$ 11 mil.

As investigações da Polícia Federal em Sergipe revelaram que a inclusão indevida foi feita pelo então secretário de Saúde do município, Enock Ribeiro. Em depoimento, ele chegou a afirmar que entregaria documentos comprovando que havia devolvido o dinheiro aos cofres públicos, mas jamais os apresentou.

Caso seja condenado na ação civil, Enock pode ser obrigado a devolver o valor corrigido aos cofres públicos, pagar multa, perder os direitos políticos e ficar proibido de contratar com o Poder Público. Já se for condenado criminalmente, pode receber pena de até 12 anos de reclusão.

O número da ação penal é 0000080-15.2008.4.05.8501. Já a ação civil tem o número 0000450-23.2010.4.05.8501.

Policial morre após ser baleado na Zona Norte


Tentativa de assalto mata policial e deixa funcionária feridaJoão Áquila, de Aracaju No início da tarde desta quinta-feira, 3, uma tentativa de assalto resultou em dois baleados na rua Major Aureliano, Bairro Santos Dumont, Zona Norte da capital.

Curiosos lotaram rua do Santos Dumont

Segundo testemunhas, duas pessoas em uma moto preta tentou assaltar um mercado e o sargento da Polícia Militar Jadilson, que estava fazendo compras, reagiu. Após luta corporal, os três trocaram tiros.

Helicoptero da polícia foi usado para fazer buscas no local

O policial foi baleado no peito e morreu, a funcionária do estabelecimento, Joelma Santana, levou um tiro no pé e os assaltantes conseguiram fugir. A Rádio Patrulha, a Companhia de Choque e o helicóptero da polícia estão fazendo buscas na Região Norte.



O que você achou desta matéria? Opine.

fonte emsergipe

Siga o SN1 no Twitter

Estado assina convênio para a construção de 340 casas em Piranhas

O governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), assina, nesta sexta-feira (4), às 16h, um convênio com a prefeitura de Piranhas para a construção de um conjunto habitacional com 340 casas, além da implantação de infraestrutura no conjunto, incluindo sistema de abastecimento de água, esgotamento sanitário e energia elétrica.

De acordo com o diretor de Apoio e Assistência Técnica aos Municípios, da Superintendência de Políticas Habitacionais da Seinfra, Nilson Andrade, as casas serão destinadas a famílias de baixa renda do município. "Hoje, essas 340 famílias moram em áreas inabitáveis, convivendo com esgoto a céu aberto, sem dignidade. As casas serão construídas para elas", disse Nilson Andrade.

A obra completa está orçada em R$ 5 milhões e será realizada com recursos federais e estaduais. No entanto, todos os trabalhos de infraestrutura serão executados com recursos próprios do governo do Estado.

por Agência Alagoas

Pai e filhos são presos acusados de estuprar irmã no Sertão


Pai e filhos são presos acusados de estuprar irmã no Sertão

Um pai e dois filhos foram presos em Afogados da Ingazeira, agreste do estado de Pernambuco, acusados de abusar sexualmente da filha e irmã, respectivamente.

As primeiras informações colhidas pela Polícia Civil do município pernambucano dão conta que os irmãos Wellington Bezerra Siqueira, 18 anos, e Alex Bezerra Siqueira, 19, além do pai, José Bezerra Neto, de 50 anos, estupravam a jovem Cristina Bezerra Siqueira, de 21 anos, há vários anos. Da relação incestuosa, nasceu dois filhos, uma menina de 8 anos e um menino de 4, ambos nasceram com deformações congênitas.

Cristina está no 6º mês de gestação, esperando seu terceiro filho. Em conversa com os policiais civis, ela afirmou que o seu irmão mais novo, Welington, é o pai das crianças e que seu pai é responsável pela gravidez atual.

A polícia tomou conhecimento dos constantes abusos por meio de vizinhos da família, que residem no bairro de São Francisco. Policiais da Delegacia de Afogados da Ingazeira, disseram que ainda estão chocados com o caso, e irão apurar todas as denúncias para punir os culpados, além de solicitar apoio psicológico para a vítima que aparenta está muito perturbada.

A jovem foi conduzida ao Instituto Médico Legal (IML), onde foi submetida a exame de corpo de delito enquanto seus irmãos e seu pai encontram-se na carceragem da Polícia Civil, em Afogados da Ingazeira.

Fonte: Aqui Acontece

quarta-feira, junho 02, 2010

Vereadores se apropriaram de verba pública indevidamente

Num levantamento superficial efetuado pela Polícia Civil e divulgado durante coletiva realizada na manhã desta quarta-feira, 2, ficou comprovado que quase todas as Câmaras de Vereadores dos municípios sergipanos enviaram parlamentares ou servidores públicos para participar de supostos cursos de administração pública promovidos pela Empresa Brasileira de Eventos e Serviços (Embraevs). Na manhã desta terça-feira, 1º, o Departamento Especializado em Crimes Contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap), com o apoio da Divisão de Inteligência e Planejamento Policial (Dipol), deflagrou a chamada “Operação Minerva” e prendeu três pessoas envolvidas com o esquema para captação ilícita de dinheiro público, que deveria ser utilizado para o aperfeiçoamento profissional de agentes e servidores.

Foram presos, através de cumprimento de mandados de prisão expedidos pela Justiça, o empresário Roberto Almeida Santos Júnior, proprietário da empresa Embraevs, e os vereadores José Fernando Pereira Santos, de Nossa Senhora das Dores, e Moacir Silva Mota, presidente da Câmara Municipal de Maruim. As investigações foram iniciadas em novembro de 2009, após uma denúncia feita ao Ministério Público Estadual (MPE). “A primeira informação que chegou a nossa unidade foi através do MP do município de Poço Redondo, onde foi informada a possível fraude. A partir daí, começamos a investigar e chegamos à Embraevs, que promoveria os cursos para vereadores e servidores de câmaras. Os interessados faziam as inscrições e, em alguns casos, sequer compareciam aos locais onde aconteciam os supostos cursos”, explicou a delegada Nadja Flausino Vitolo.

De cordo com a polícia, existe nas Câmaras Municipais uma previsão legal desses serviços, onde todo vereador ou servidor que viaja para participar de cursos de aperfeiçoamento recebe diárias para participar desses aperfeiçoamentos – e tal pagamento é realizado mediante a apresentação de certificados e notas fiscais. No escritório da Embraevs, no centro da capital, foi apreendida uma vasta quantidade de documentos. “Para se ter uma idéia, a Câmara de Vereadores de Poço Redondo paga R$ 450,00 por dia. Considerando que os cursos duravam cinco dias representava um gasto por participante de R$ 2.250,00. Pelas inscrições eram pagas para empresa por pessoa o valor de R$ 325,00”, destacou a diretora do Deotap, Danielle Garcia.

A Embraevs funcionava desde o ano de 2006 e, segundo a polícia, há informações de que existem outras empresas similares em atividade. A firma fazia divulgação dos cursos e os promoviam durante todos os meses. “Observamos indícios de falsidade ideológica, por conta da emissão falsa de certificado, e crime de peculato, pois a ação favoreceu servidores que se apropriaram de verba pública indevidamente. Cada curso tinha em média 30 participantes inscritos”, salientou Flausino. O vereador José Fernando atuava como sócio da empresa, captando interessados. Já Moacir Silva atuava como contador da empresa e era um dos palestrantes dos supostos cursos.

De acordo com o superintendente da Polícia Civil, delegado João Batista Santos Júnior, esta é apenas uma primeira etapa das investigações. Ele confirmou que todas as Câmaras de Vereadores que tiveram vereadores ou servidores inscritos nos cursos serão oficiadas gerando, também, procedimentos administrativos. “Quando criamos o Deotap tínhamos o objetivo e o foco de combater os crimes contra a ordem tributária e a administração pública, pois é uma atividade ilícita que lesa todos os cidadãos que pagam impostos. Outros servidores ou vereadores que tiverem participado desses cursos serão, também, notificados e indiciados”, finalizou Batista.

Os delegados explicaram que o nome “Operação Minerva”, é uma alusão à Minerva, personagem da mitologia grega considerada a deusa da Sabedoria, que deveria ser buscada pelos parlamentares ao participarem destes cursos.

terça-feira, junho 01, 2010

CHAPAS E DEFINIÇÕES

Diógenes Brayner

www.faxaju.com.br

O fato da aliança liderada pelo governador Marcelo Déda (PT) ter fechado o entendimento para composição com o empresário Edvan Amorim (PR), que incluirá o PSC e Cia., na coligação, não quer dizer que está tudo resolvido em definitivo. A palavra está dada e o compromisso selado, mas a política também é a arte do desencontro e dos desencantos. E o percurso que se tem pela frente ainda é longo. Amorim deixou o encontro com o governador Marcelo Déda, quinta-feira passada, com a chapa majoritária montada, incluindo o nome do irmão, deputado federal Eduardo Amorim (PSC), como candidato ao Senado Federal. Um dos fatos que atravancava a decisão era a possibilidade do deputado federal Ulices Andrade (PDT) ser eleito conselheiro do Tribunal de Contas e só tomar posse depois de cumprir todo o mandato, à frente da Presidência da Assembléia Legislativa, lugar que o PSC pretendia para a vice-presidente Angélica Guimarães.
Isso já foi resolvido e a votação em favor de Ulices será tranquila e poderá acontecer dentro de mais uma ou duas semanas. A posse do novo conselheiro será tão rápida quanto à sua eleição para o cargo. No próximo semestre, o legislativo será administrado pelo PSC, já que o deputado André Moura é o primeiro secretário. Queira ou não, é uma força a mais. Apesar de tudo posto em seu lugar, Edvan Amorim não comunicou que fechou a aliança. Até negou. Disse que faltava pouca coisa para o enlace final. Na realidade, não falta nada. O problema é que Edvan – com carta branca para decidir o que quiser em nome do bloco – definiu tudo, mas quer comunicar ao pessoal, em forma de consulta, dentro de 15 dias [no máximo], porque não havia tempo para uma reunião neste momento. Provavelmente, no dia 06 de junho haverá convenção prévia do PT, para escolher Marcelo Déda como o pré-candidato à reeleição e no dia 09 anunciar a formação da chapa, em clima de festa.
A partir de agora o que resta é administrar possíveis contratempos, para evitar algum tipo de tempestade. Está tudo muito calmo, o ambiente é de absoluta tranqüilidade e a composição caminha com passos firmes para fechar a coligação e cair no campo tortuoso da campanha eleitoral, onde, aí sim, se inicia verdadeiramente o jogo de caça aos votos, por mais fechado que estejam os colégios e currais. Há uma barreira que deve ser vencida com a mão firme dos líderes. O bloco mais à esquerda do Partido dos Trabalhadores não vota no PSC – pelo menos é o que se tem visto e ouvido – e isso é uma questão complicada para os dois partidos, porque quem acredita na unidade da aliança, não pode ouvir debates como o ocorrido entre os deputados André Moura (PT) e Ana Lúcia (PSC), na Assembléia Legislativa, terça-feira passada.
Além disso, os candidatos proporcionais que lotam os partidos pequenos liderados pelo PSC estão querendo saber se vão entrar apenas com o voto. Além de deixarem claro que não vão aceitar o chapão, pretendem se dividir em três coligações – dentro da potencialidade eleitoral dos candidatos – para que façam o maior número possível de deputados. E não é só isso: querem carinho. Edvan pode até dizer que em grupo que ele lidera ninguém precisa de carícias. Mas, com praticamente 40 candidatos e 400 mil votos, que também devem ser transferidos para os majoritários, não há como impedir que esse pessoal fique obediente e resistente a um tratamento carinhoso, daqueles que serão agraciados pelos votos que cada um conserva com o seu trabalho de base. O próprio Edvan já disse: com “santinho” dividindo espaço com majoritários, ninguém sobrevive a uma campanha tão dura. E então?
Marcelo Déda conseguiu o que quis. E o fez da forma que previu: sem problemas e sem brigas, com todos os partidos coesos. Falta apenas uma boa conversa com o vice-governador Belivaldo Chagas (PSB), que foi isolado e sequer avisado com antecedência para escolher o seu rumo. É possível que tudo termine bem, porque ter o PSC era o objetivo maior do bloco liderado por Marcelo Déda, que tem a expectativa de continuar por mais quatro anos à frente do Governo.
Lógico que há muito que se ver, mas a composição com os cristãos foi um fato que estava escrito para acontecer.
ALBANO
Quando o deputado federal Albano Franco (PSDB) diz que tem apenas 85% de chances de disputar o Senado Federal, é porque ainda pensa na reeleição.
A uma altura dessa do campeonato, entrando no mês das convenções, ou está 100% candidato, ou é provável que pense em se manter deputado.
PRESSÃO
Albano Franco tem recebido pressão do presidente do PSDB, senador Sergio Guerra (PE), para ser candidato ao Senado Federal.
Do presidenciável José Serra também...
Segundo Albano Franco, a preocupação dos dirigentes nacionais do PSDB é com o número senadores para a próxima legislatura.
DIFICULDADE
O deputado Albano Franco confidenciou que a dificuldade da aliança com DEM, está no número de candidatos à Câmara federal.
Segundo ele, são poucos os que querem disputar e isso acaba por dificultar os acordos, já que os Democratas exigem que ele apresente um número razoável.

INCOMUM-1
Uma eleição de perfil diferente se aproxima: os deputados estaduais da oposição votam em candidatos a federais da situação.
Só Arnaldo Bispo vota em José Carlos Machado...
As lideranças do PSDB não têm candidatos a federal e também votam em nomes de partidos da situação. É um quadro complicado...

INCOMUM-2

Percebe-se que a disputa eleitoral deste ano não tem conotação ideológica e partidária, mas absolutamente pessoal.
Não é a oposição querendo ser situação...
A oposição que derrotar apenas Déda e a situação apenas João, independentemente de qualquer projeto ou programa.

RECADO

O presidente regional do PT, Silvio Santos mandou um recado duro para o PSC, usando o deputado André Moura como intermediário.
Disse que o PT quer o PSC aliado na campanha de Marcelo Déda à reeleição e até repetiu o que disse André Moura, pedindo que “venham por inteiro”.
COBRANÇA
Silvio Santos disse que deseja o PSC por inteiro, mas o PT não está cobrando da direção do PSC que enquadre “a” ou “b”: “queremos o mesmo tratamento em relação ao PT”.
“Ninguém de fora do PT tem autoridade para cobrar enquadramento de filiado do PT”, disse Silvio. Deixa claro que o PSC quer enquadrar militantes petistas...
INCONVENIENTE
Essa posição do presidente regional do partido, Silvio Santos, não é amadurecida. É certo que defenda o partido, mas não pode aprofundar alguma aresta.
É mais conveniente deixar que o governador Marcelo Déda dialogue sobre o assunto, porque ele é quem tem consciência de como conduzir a aliança.
DEFINIÇÃO
Com a definição da chapa majoritária liderada pelo ex-governador Marcelo Déda, se põe um ponto final sobre as especulações sobre alianças com o PSC.
Com isso, é possível que até a próxima semana, também seja anunciada a composição DEM/PSDB, que ainda está em discussão.
ZÉ FRANCO
Até a próxima terça-feira estará definida a candidatura do ex-prefeito de Socorro, José Franco (PDT), a deputado federal.
Zé ainda faz algumas consultas...
José Franco fará a chamada dobradinha com a ex-deputada Tânia Soares (PCdoB), que disputa mandato na Assembléia Legislativa.

ANIMADO

José Franco está animado para entrar na disputa e terá o apoio do prefeito de Socorro, Fabio Henrique. Os dois votariam em José Eduardo Dutra.
Ontem, José Franco conversou com o primo, Albano Franco, durante o almoço das sextas-feiras em seu apartamento. Albano tem compromissos com José Carlos Machado (DEM).
SOCORRO

Na sexta-feira, o camarote do prefeito Fábio Henrique, em Socorro, a política animou

mais que as bandas de forró. Todo mundo dançou ao tom da sucessão.
Políticos acenando, candidatos sorridentes e até o ministro dos Esportes. Orlando Silva, ensaiou alguns passos. Socorro abriu as portas para os festejo juninos.
Notas

VALADARES

O senador Antônio Carlos Valadares (PSB) foi classificado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) como parlamentar em ascensão, que é aquele que vem recebendo missões partidárias, políticas ou institucionais e se desincumbindo bem delas. Valadares foi o único de Sergipe a aparecer na relação.
Estão também nessa categoria os parlamentares que têm buscado abrir canais de interlocução, criando seus próprios espaços e se credenciando para o exercício de lideranças formais ou informais no âmbito do Parlamento.
ESCOLHA

A influência e desenvoltura dos parlamentares no Congresso Nacional deu origem a uma lista divulgada anualmente pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). Sexta-feira, a edição 2010 da relação dos 100 Cabeças do Congresso.

Entre os parlamentares listados estão 69 deputados e 31 senadores. O partido com mais nomes circulando na elite do Congresso é o PT, com 22 parlamentares. O PMDB, maior partido do Congresso, com a maior bancada na Câmara e no Senado, está na segunda colocação, com 17 nomes na lista. Em terceiro lugar está o PSDB, com 14 parlamentares na lista dos Cabeças.

ALMEIDA

O senador José Almeida Lima (PMDB) está viajando por cidades do interior e conversando com lideranças políticas sobre sua candidatura à reeleição. Almeida já tem assinatura de mais de 50 prefeitos – de todos os partidos – que garantem apoio a ele, caso tente o Senado pela segunda vez.
Na próxima semana é possível que essa relação esteja com senadores do PMDB, para levar à Direção Nacional, e exigir que a legenda tenha candidatos em Sergipe, como nos demais Estados.

VOCÊ NO MAPA